WELCOME TO YV-SAT GROUP - BIENVENIDOS AL GRUPO YV-SAT

martes, 14 de diciembre de 2010

26 AÑOS DE VIDA Y EL OSCAR 11 CONTINUA ENVIANDO SEÑALES A TIERRA - INFORMACION DEL COLEGA MAURICIO BERALDO PY4MAB EN EL GRUPO ISS FAN CLUB DE BRASIL

De: py4mab
> Assunto: [ISSFANCLUBEBRASIL] Satelite Oscar 11 continua ativo após 26 anos
> Para: ISSFANCLUBEBRASIL@yahoogrupos.com.br
> Data: Quinta-feira, 2 de Dezembro de 2010, 15:10
>
>
> O satélite Oscar 11 esta completando 26 anos em órbita e continua enviando sinais para a Terra.
>
> No período de 29 de outubro a 30 de novembro de 2010 estações de todo o mundo receberam sinais do satélite. O satélite permaneceu ativo por esse período porque passou por um grande período de iluminação proporcionada pelo Sol. Um novo período de iluminação esta para iniciar no dia 10 de dezembro de 2010 e possivelmente o satélite voltará a ativa.
>
> A maioria dos sinais recebidos por Radioamadores em Terra foram sinais fracos indicando a baixa capacidade das baterias do satélite. O relógio a bordo do Oscar 11 esta muito estável ganhando oito segundos em novembro. Esse comportamento do relógio mostra que o satélite esta funcionando da mesma forma que há 26 anos atrás.
>
> O satélite funcionando nos períodos de eclipse e a estabilidade do relógio sugerem que alguma parte do sistema pode ter falhado recentemente, (circuito aberto), reduzindo assim o consumo de energia global do sistema e permite que mais energia seja armazenada pelo satélite nos períodos de eclipse.
>
> Quando foi coletado os sinais de telemetria do Oscar 11 os controladores do satélite observaram uma fuga inexplicável de energia mas essa falha já não acontece recentemente.
>
> Os controladores do satélite Oscar 11 pedem a todos os radioamadores que ajudem na recepção dos sinais e toda recepção pode ser postada nesta pagina abaixo:
>
> http://oscar.dcarr.org/index.php
>
> As freqüências do Oscar 11 são:
>
> Sinais do Beacon
> VHF 145.826 MHz.  AFSK FM  ASCII Telemetria
> UHF 435.025 MHz.  OFF
> S-band 2401.5 MHz. OFF   
>
> MAURICIO BERALDO PY4MAB
> Py4mab@...
> http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL
>
>
>
>